Linkedin

Login

2019

Semana Digestiva 2019
quinta-feira, 27 junho 2019 15:13 Semana Digestiva 2019

Veja algumas fotografias da Semana Digestiva.

Dr.ª Ana Caldeira é a nova presidente do Clube Português do Pâncreas
quarta-feira, 05 junho 2019 16:59 Dr.ª Ana Caldeira é a nova presidente do Clube Português do Pâncreas

“É um desafio importante e que eu respeito muito”. As palavras são da Dr.ª Ana Caldeira, em entrevista à News Farma, sobre a presidência que assume agora no Clube Português do Pâncreas (CPP). A especialista explicou os principais objetivos que a nova direção pretende atingir. Assista ao vídeo.

Uma viagem em vídeo pelos melhores momentos da Semana Digestiva 2019
quarta-feira, 05 junho 2019 16:51 Uma viagem em vídeo pelos melhores momentos da Semana Digestiva 2019

Foram centenas os profissionais de Saúde que rumaram ao Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, durante quatro dias de partilha pelos novos paradigmas da Gastrenterologia. A edição de 2019 fica marcada pela interatividade e dinamismo conseguidos entre palestrantes, moderadores e, acima de tudo, participantes. A News Farma preparou os melhores momentos deste evento em vídeo.

Colonoscopia: as receitas certas para um intestino bem preparado
quarta-feira, 05 junho 2019 16:28 Colonoscopia: as receitas certas para um intestino bem preparado

Preparação colonoscopia” é o título do livro das receitas que devem ser seguidas dias antes da realização de uma colonoscopia. As ementas, explicadas ingrediente por ingrediente, vão desde o pequeno-almoço até aos pratos principais sem esquecer as sobremesas, “cozinhadas” para todos os paladares. Em vídeo, o Dr. Bruno Rosa, do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, sintetiza a importância da dieta para a realização de uma boa preparação intestinal.

Prof. Doutor Miguel Areia assume presidência da SPED: “honra, orgulho e responsabilidade”
quarta-feira, 05 junho 2019 16:18 Prof. Doutor Miguel Areia assume presidência da SPED: “honra, orgulho e responsabilidade”

“É com grande honra, orgulho e, acima de tudo, responsabilidade” que o Prof. Doutor Miguel Areia assume a presidência da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED). Em entrevista à News Farma, o também investigador no iGO: Avaliação de Tecnologias em Oncologia Gastrointestinal, no Porto, esclarece os objetivos que pretende atingir na sociedade científica. Assista ao vídeo da entrevista.

APEF aposta no rejuvenescimento, envolvimento de outras sociedades e internacionalização do conhecimento português
quarta-feira, 05 junho 2019 16:07 APEF aposta no rejuvenescimento, envolvimento de outras sociedades e internacionalização do conhecimento português

O Dr. Filipe Calinas assumiu a presidência da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), para o triénio 2019-2021, no passado mês de março. Em entrevista à News Farma, o especialista revela os “três pilares” que pretende juntar na sociedade científica, que agora lidera. Assista ao vídeo.

“A maior reunião da especialidade” promove o debate dos temas fundamentais da Gastrenterologia
quarta-feira, 05 junho 2019 14:33 “A maior reunião da especialidade” promove o debate dos temas fundamentais da Gastrenterologia

Desafiado a comentar os pontos altos da edição de 2019, o Prof. Doutor José Cotter afirmou que a Semana Digestiva “continua a ser a maior reunião da especialidade”, capaz de “demonstrar que a Gastrenterologia é uma enorme especialidade médica”. O diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães, fez um resumo em vídeo dos temas que marcaram este congresso.

"Sinto-me orgulhoso por ter liderado a SD2019 e a SPG"
sábado, 01 junho 2019 13:35 "Sinto-me orgulhoso por ter liderado a SD2019 e a SPG"

A Semana Digestiva 2019 chega hoje ao fim, depois de quatro dias de partilha dos novos paradigmas da Gastrenterologia. O encontro, além de ter apostado num programa científico diferente, com temas “esquecidos noutras reuniões”, conseguiu dar palco aos médicos mais jovens. Em entrevista à News Farma, o Prof. Doutor Luís Tomé, presidente do encontro, comenta os fatores que colocam edição de 2019 no campo do sucesso.

Cancro do cólon e reto: é fundamental a adoção dos critérios de qualidade definidos pela SPED para colonoscopia
sábado, 01 junho 2019 11:41 Cancro do cólon e reto: é fundamental a adoção dos critérios de qualidade definidos pela SPED para colonoscopia

O papel da colonoscopia no rastreio do cancro do cólon e reto foi o ponto de partida da sessão “Update da Indústria”, palestrada pela Enf.ª Emanuela Andrade. Em entrevista à News Farma, a enfermeira da Clínica Radelfe, em Paços de Ferreira, partilha os dados de um “estudo de preparação com picossulfato de sódio e citrato de magnésio”, no qual se atingiram “boas taxas de tolerância, eficácia e segurança”. Veja o vídeo. 

Hepatite C: “temos que aumentar o diagnóstico e o rastreio”
sábado, 01 junho 2019 10:10 Hepatite C: “temos que aumentar o diagnóstico e o rastreio”

“O aumento do rastreio e do diagnóstico da hepatite C é uma necessidade urgente". O alerta foi dado pela Dr.ª Mónica Sousa, numa sessão dedicada às hepatites, decorrida na Semana Digestiva 2019. Segundo a médica do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, a hepatite C “pode não representar um problema agora, mas será, com toda a certeza, daqui a 10 ou 20 anos”. Em entrevista à News Farma, a especialista sintetizou em vídeo as principais mensagens da sua apresentação.

“Dinâmica e qualidade” nos trabalhos do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Senhora da Oliveira
sexta-feira, 31 maio 2019 18:13 “Dinâmica e qualidade” nos trabalhos do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Senhora da Oliveira

O Prof. Doutor José Cotter, diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, revelou estar “satisfeito” pela “dinâmica e qualidade” das sete comunicações, do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, apresentadas na Digestive Diasease Week 2019, nos Estados Unidos, e das 20 comunicações na Semana Digestiva 2019, na qual cinco sob a forma de comunicação oral e as restantes por forma de poster. 

Doença de Crohn: combinação entre enteroscopia por cápsula e enterografia por ressonância magnética “útil” no estadiamento da patologia
sexta-feira, 31 maio 2019 18:08 Doença de Crohn: combinação entre enteroscopia por cápsula e enterografia por ressonância magnética “útil” no estadiamento da patologia

Na doença de Crohn a avaliação do intestino delgado é uma componente essencial para um correto estadiamento da patologia. Por isso, a Dr.ª Sofia Xavier, do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, avaliou os resultados da utilização da enteroscopia por cápsula e da enterografia por ressonância magnética, num intervalo máximo de três meses entre os dois procedimentos. 

NAFLD e risco cardiovascular: fibroscan responde
sexta-feira, 31 maio 2019 18:04 NAFLD e risco cardiovascular: fibroscan responde

A doença do fígado gordo não alcoólico (NAFLD) está associada a fatores de risco cardiovasculares. Quem o diz é o Dr. Rui Magalhães, do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, que, através de métodos não invasivos disponíveis na unidade hospitalar – fibroscan -, conseguiu quantificar o grau de esteatose dos doentes com NAFLD, concluindo que pessoas com um grau de esteatose hepática superior apresentam um risco quatro vezes superior de vir a sofrer eventos cardiovasculares. O especialista explica em vídeo o trabalho desenvolvido.

Top 100 é “rápido e confiável” na avaliação da atividade inflamatória da doença de Crohn
sexta-feira, 31 maio 2019 18:01 Top 100 é “rápido e confiável” na avaliação da atividade inflamatória da doença de Crohn

O software de leitura automática Top 100 consegue selecionar 100 imagens num processo de avaliação da atividade inflamatória nos doentes com doença de Crohn. A Dr.ª Marta Freitas, através do cálculo do score de Lewis, verificou uma “excelente concordância entre o método Top 100 e o de leitura clássica”, sobretudo, nos “casos com doença inflamatória moderada e severa”, onde se concluiu que a ferramenta mais recente é “mais útil e rápida” na avaliação da atividade inflamatória. A especialista do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, explicou em vídeo os resultados da investigação que comparou os dois métodos de avaliação.

Cancro do cólon e reto: colonoscopia com “melhores resultados” na prevenção e diagnóstico
sexta-feira, 31 maio 2019 17:54 Cancro do cólon e reto: colonoscopia com “melhores resultados” na prevenção e diagnóstico

“A colonoscopia é o melhor método de prevenção do cancro do cólon e reto”. É esta a conclusão de um estudo que analisou as diferenças na utilização da colonoscopia e da pesquisa de sangue ocultado nas fezes no diagnóstico e na prevenção do cancro do cólon e reto. O trabalho foi apresentado e assinado pela Dr.ª Francisca Castro, do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, na Semana Digestiva 2019. Em vídeo, a especialista explica os resultados da investigação, lembrando que a doença estudada “é a segunda causa de morte por cancro em Portugal”. Veja o vídeo.

Monitorização da doença de Crohn: simple sonographic ou CEUS?
sexta-feira, 31 maio 2019 17:42 Monitorização da doença de Crohn: simple sonographic ou CEUS?

A doença inflamatória do intestino (DII) foi objeto de estudo de várias comunicações apresentadas na Semana Digestiva 2019. Exemplo disso foi o trabalho exposto pela Dr.ª Cátia Arieira, do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães. Intitulado "Monitorização da atividade inflamatória da doença de Crohn: simple sonographic sobre versus CEUS: qual utilizar?", o trabalho, que incluiu um coorte de 30 doentes, revelou que a ecografia de contraste “deve ser realizada diariamente na avaliação e estratificação da atividade inflamatória nos utentes com doença de Crohn”. A especialista sintetiza em vídeo as linhas mestras do trabalho realizado.