Linkedin

Login

2017

Semana Digestiva 2018 propõe "Humanizar competências, desafiar os limites"
quarta-feira, 27 setembro 2017 10:29 Semana Digestiva 2018 propõe "Humanizar competências, desafiar os limites"

Agendada para os dias 20 a 23 de junho, no Porto, a reunião magna da Gastrenterologia regressa em 2018 sob o mote “Humanizar competências, desafiar os limites". Em fase final de “definição e expressão do conceito que vai existir em relação à Semana Digestiva 2018”, o Prof. Doutor Guilherme Macedo, presidente do evento, desperta a curiosidade da comunidade gastrenterológica. Assista ao vídeo da entrevista.

"Humanizar competências, desafiar os limites" é a proposta da Semana Digestiva 2018
sexta-feira, 16 junho 2017 18:22 "Humanizar competências, desafiar os limites" é a proposta da Semana Digestiva 2018

"Humanizar competências, desafiar os limites". É este o mote escolhido para a semana Digestiva 2018, um evento que vai decorrer nos dias 20 a 23 de junho do próximo ano na cidade do Porto. O presidente do evento, Prof. Doutor Guilherme Macedo, partilha com a News Farma o conceito subjacente a este mote.

Os melhores momentos da Semana Digestiva 2017 em vídeo
sexta-feira, 16 junho 2017 17:51 Os melhores momentos da Semana Digestiva 2017 em vídeo

Mais de 600 participantes rumaram ao Algarve para assistir, entre os dias 7 e 10 de junho, à Semana Digestiva 2017. Um congresso cada vez mais importante no panorama científico nacional e agregador de todos os profissionais que lidam com a área da Gastrenterologia e Hepatologia, o qual a News Farma teve o prazer de acompanhar. Em três minutos apenas, reveja os melhores momentos desta edição.

Prof. Doutor Dias Pereira despede-se da SPED com balanço positivo do mandato
sexta-feira, 16 junho 2017 17:46 Prof. Doutor Dias Pereira despede-se da SPED com balanço positivo do mandato

A Semana Digestiva 2017 marcou a renovação de grande parte das direções das sociedades e grupos científicos envolvidos. É o caso da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED), da qual o Prof. Doutor António Dias Pereira se despede enquanto presidente.

Relação entre Portugal e Moçambique reforçada na SD 2017
sexta-feira, 16 junho 2017 11:33 Relação entre Portugal e Moçambique reforçada na SD 2017

A sessão "Nós os Gastrenterologistas: Factos e números" juntou na Semana Digestiva 2017 especialistas de vários países que trouxeram à reunião magna da Gastrenterologia nacional as suas realidades e vivências. Para o Dr. Prassad Modcoicar, diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Central de Maputo, esta foi uma oportunidade única para fomentar "sinergias entre países no sentido de podermos prestar os melhores cuidados aos nossos doentes". Assista à entrevista.

SPED: nova direção quer colocar os sócios no centro da sua atividade
sexta-feira, 16 junho 2017 11:15 SPED: nova direção quer colocar os sócios no centro da sua atividade

A Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) tem agora um novo presidente. O Prof. Doutor Mário Dinis Ribeiro assumiu, durante a Semana Digestiva 2017, a presidência da Sociedade, depois de ter desempenhado funções de vice-presidente durante o mandato anterior. Lembrando que a SPED se aproxima do 40.º aniversário, o novo presidente resume a estratégia do próximo mandato em três eixos: formação, investigação e relações institucionais. Veja o vídeo da entrevista.

Semana Digestiva 2017 chega ao fim com sentimento de dever cumprido
quarta-feira, 14 junho 2017 18:17 Semana Digestiva 2017 chega ao fim com sentimento de dever cumprido

No momento da despedida da Semana Digestiva 2017, o Prof. Doutor Rui Tato Marinho partilhou com a News Farma as suas reflexões sobre o evento, com um sentimento evidente de dever cumprido. Fazendo um “balanço extremamente positivo”, o presidente da SD 2017 afirma que foi “uma honra e prazer eterno” fazer parte desta experiência, que assegura que levará como recordação para toda a vida. Veja a entrevista em vídeo.

Prof. Doutor Luís Tomé assume presidência da SPG
quarta-feira, 14 junho 2017 18:10 Prof. Doutor Luís Tomé assume presidência da SPG

Eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) em assembleia geral, o Prof. Doutor Luís Tomé partilhou com a New Farma as suas expectativas e planos para o próximo biénio. Para o especialista, a Gastrenterologia portuguesa encontra-se num momento “especialmente pujante”, com hospitais de todo o país a contribuir com “produção científica” de enaltecer. Veja o vídeo da entrevista. 

Formação e investigação em Gastrenterologia: balanço de dois anos de direção da SPG
quarta-feira, 14 junho 2017 17:50 Formação e investigação em Gastrenterologia: balanço de dois anos de direção da SPG

Convidado a fazer o balanço dos últimos dois anos à frente da direção da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), o Prof. Doutor José Cotter destaca como principal eixo de atuação a promoção e incentivo à formação e à investigação em Gastrenterologia. Assista à entrevista em vídeo.

GastroDigest 2017: especialistas de MGF atualizam conhecimentos em Gastrenterologia
quarta-feira, 14 junho 2017 16:55 GastroDigest 2017: especialistas de MGF atualizam conhecimentos em Gastrenterologia

Para uma verdadeira atualização de conhecimentos de todos os profissionais de saúde que lidam com as doenças do foro gastrenterológico, a Semana Digestiva 2017 promoveu, em paralelo, o GastroDigest 2017, um evento pensado para os especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF). Presente na conceção deste programa, a Dr.ª Susana Mão de Ferro explica à News Farma os objetivos e importância desta iniciativa que teve lugar nos dias 9 e 10 de junho. Veja o vídeo.

"Hot topics" em Neurogastrenterologia
quarta-feira, 14 junho 2017 16:32 "Hot topics" em Neurogastrenterologia

"A Neurogastrenterologia é uma disciplina muito importante, dada a grande repercussão na vida das pessoas", garante o Prof. Dr. Luís Novais.  O especialista conversou com a News Farma a propósito da mesa "Hot Topics em Neurogastrenterologia", que decorreu no dia 9 de junho na Semana Digestiva 2017, na qual os avanços em doença de refluxo e síndrome do intestino irritável foram explorados. Assista ao vídeo da entrevista.

Neoplasia do pâncreas: uma abordagem multidisciplinar
quarta-feira, 14 junho 2017 16:02 Neoplasia do pâncreas: uma abordagem multidisciplinar

A sessão organizada pelo Clube Português do Pâncreas (CPP) no último dia da Semana Digestiva 2017 focou a abordagem terapêutica da neoplasia do pâncreas. Em entrevista à News Farma, o Dr. Pedro Moutinho Ribeiro, do Centro Hospitalar de São João, faz um resumo dos temas que deram corpo a esta sessão. Veja o vídeo.

SD 2017 em imagens: os melhores momentos da Sessão de Encerramento
sábado, 10 junho 2017 16:58 SD 2017 em imagens: os melhores momentos da Sessão de Encerramento

Chega ao fim a Semana Digestiva 2017 (SD 2017), a montra da inovação da Gastrenterologia, Hepatologia e Endoscopia Digestiva. Os mais de 600 participantes do congresso despedem-se agora do Algarve, levando na bagagem o conhecimento enriquecido com as discussões aqui realizadas. Veja nesta fotogaleria os melhores momentos da Sessão de Encerramento da SD 2017.

Nova estratégia de abordagem na hemorragia digestiva
sábado, 10 junho 2017 10:33 Nova estratégia de abordagem na hemorragia digestiva

"O ferro endovenoso representa um avanço importante na abordagem e tratamento dos doentes com episódios de hemorragia digestiva", declara o Prof. Doutor José Cotter à margem da conferência "Nova abordagem da anemia ferropénica na hemorragia digestiva", à qual presidiu. O diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Senhora da Oliveira - Guimarães, partilhou com a News Farma as principais conclusões desta sessão. Assista ao vídeo.

Preparar o doente para a colonoscopia
sábado, 10 junho 2017 10:04 Preparar o doente para a colonoscopia

"A qualidade da preparação intestinal na colonoscopia é um dos fatores chave que permitem que o exame seja efetivo", afirma o Dr. Bruno Rosa a propósito do workshop "Preparação para colonoscopia" promovido pela Jaba Recordati e do qual foi o palestrante, no terceiro dia da Semana Digestiva 2017. Assista à entrevista em vídeo.

“Há lugar para desenvolvimento na endoscopia”
sábado, 10 junho 2017 09:41 “Há lugar para desenvolvimento na endoscopia”

No âmbito da sessão do Grupo de Estudos Português do Intestino Delgado, o Prof. Doutor Maarten Jacobs partilhou com a plateia da Semana Digestiva 2017 a sua apresentação intitulada “Endoscopic Evaluation of the Small Bowel: Will there Be any Room for Further Endoscopic Development?”. Em entrevista à News Farma, o especialista da VU University Medical Center esclarece as mensagens chave desta conferência. Assista ao vídeo.